IAMO – Inspetoria de Ações com Motocicletas

IAMO – Inspetoria de Ações com Motocicletas

GCM IAMO – Agilidade contra o crime

Em uma metrópole como São Paulo, é imprescindível para qualquer força de segurança ter agilidade nos deslocamentos. E na Guarda Civil Metropolitana não é diferente. IAMO é a Inspetoria de Ações com Motocicletas, e já existe desde o prefeito Jânio Quadros, mas na época se chamava GAMO (Grupo de apoio motorizado). Outra característica deste grupo policial especializado é a discrição e baixo impacto no patrulhamento, já que é comum o monitoramento de locais com grande movimentação de pessoas.

O primeiro grupo de motociclistas era formado aproximadamente de 40 motocicletas. O efetivo era selecionado pelo Inspetor Moraes, que por ser um homem extremamente rigoroso, fazia questão de trabalhar com os GCM’s que se identificassem com o tipo de policiamento que iam realizar. Foram empregados também em rondas escolares, principalmente em regiões consideradas problemáticas, onde os Delegados de Ensino das áreas solicitavam ajuda ao Comando da Guarda Civil, devido a alta incidência da criminalidade.

GAMO – Grupo de apoio motorizado (Acervo fotográfico da GCM)

A IAMO também realiza escolta de segurança às autoridades nacionais ou estrangeiras, podendo também ocorrer com cargas especiais, como material bélico ou mercadorias apreendidas, tropas ou agentes públicos em operações diversas, dando-lhes segurança e trânsito livre.

O patrulhamento nas principais vias da cidade são essenciais para transmitir à sociedade maior sensação de segurança. Além disso, os policiais estão sempre atentos aos crimes de oportunidade, roubos de celulares, bolsas e relógios no trânsito. Com a mobilidade, agilidade e versatilidade que a moto oferece, os policiais são capazes de enfrentar situações adversas de superfície, vias estreitas e o trânsito caótico da nossa cidade.

Os instrutores e policiais desse destacamento especializado da Guarda Civl Metropolitana também é capacitado e certificado pelas principais forças de segurança do país: Policia do Exército, Policia Rodoviária Federal e Policia Militar (ROCAM).

GCM IAMO – Inspetoria de Ações com Motocicletas

A IAMO conta hoje com 125 mulheres e homens no seu grupamento, sendo 70 motociclistas prontos para honrar o seu compromisso em defender a sociedade paulistana.

As forças que enfrentam os inimigos são as normais, as que castigam os seus flancos são as extraordinárias. Nenhum Comandante poderá submeter o inimigo sem forças extraordinárias.” (Sun Tzu – A Arte da Guerra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *