CANIL DA GCM – FIDELIDADE E DEDICAÇÃO

CANIL DA GCM – FIDELIDADE E DEDICAÇÃO

Canil da GCM – fidelidade e dedicação

Você sabia que o Canil da Guarda Civil Metropolitana é o mais ativo e qualificado do Estado de São Paulo. O canil é um dos grandes orgulhos da nossa corporação. Realiza um trabalho preventivo, repressivo e social. São bem vistos pela população e amados pelas crianças. Policiais e cães formam parceria leal e bastante combativa.

A história da Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana se inicia em 1989. Motivada por um grupo de guardas civis pertencentes à Inspetoria do Campo Limpo que propuseram criar um destacamento com cães da raça pastor alemão tendo por objetivo, treiná-los para trabalhar na proteção dos bens, serviços e instalações municipais. No entanto essa unidade fora desativada em 1992 e reativada em 1995 para abrilhantar o desfile cívico militar de 7 de setembro. Os Guardas se dispuseram a treinar seus próprios cães e o resultado foi uma apresentação que atraiu os olhares de autoridades e público em geral sendo motivo de elogios e aplausos por todos os presentes. Um grupamento com seus dez cães desbravadores a percorrerem a Avenida Pedro Alvares Cabral, no Ibirapuera.

Dez guardas e seus cães no desfile de 7 de setembro de 1995

A unidade especializada vem sendo cada vez mais utilizada por todos os órgãos de segurança da cidade além de outras atividades sociais. Conta hoje com 21 cães altamente treinados de 8 raças diferentes, cada um deles com uma função específica. São 15 animais utilizados em policiamento e faro, e 6 para apresentações socioeducativas e cinoterapia. Pastor Belga Malinois, Border Collie, Labrador, Pastor Alemão e Golden Retriever são algumas das raças que fazem trabalhos de proteção e guarda, detecção de drogas, procurar vítimas em soterramentos, etc.

Cassie na formatura de novos guardas

Um dos cães é de raça não definida e realiza apresentações e sessões de cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães. Uma abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Os profissionais das áreas de saúde e educação utilizam os cães como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e reeducação global do paciente.

Seja bem-vindo ao Canil da GCM

Os cães são infalíveis nas suas funções olfativas. Um cão adestrado faz em 8 a 10 minutos o que uma equipe de quinze homens faria em duas horas. O canil da GCM presta apoio a diversas forças de segurança, uma delas é a Polícia Civil. Ultimamente tem sido frequente as ações conjuntas que tem rendido excelentes resultados para a elucidação de crimes. A policia estadual não tem essa unidade especializada e os cães tem encontrado diversos cemitérios clandestinos, locais onde criminosos enterram suas vítimas. Um dos casos recentes, a polícia procurou por 12 dias o corpo de uma mulher. A cadela Cassie da GCM, hoje aposentada e adotada pelo seu condutor, encontrou o cadáver em 1 hora e meia emparedado pelo ex-companheiro da vítima. 

Equipe pronta para o combate

O dia-a-dia dos animais conta com seis horas de treinamentos, com exercícios de obediência, agilidade, força, obstáculos, proteção, abordagem de suspeitos e faro. Em média eles trabalham por 8 anos, após esse período, nos casos de aposentadorias dos cães, a prioridade de doação é de seus condutores. Caso os mesmos não possam ficar com eles, passa a ser de outros membros da guarnição e, se não houver nenhum interessado, a possibilidade de adoção é aberta para a sociedade.

Os policiais também fazem apresentações conhecidas como Dog Show, alegram os momentos de nossos heróis da Melhor Idade, assim como as crianças que estão iniciando seus primeiros contatos com a vida dos animais.

A inspetoria possui viaturas preparadas e equipadas com compartimentos climatizados para maior conforto do policiais caninos nos deslocamentos.

Base tática do Canil e ao fundo um dos prédios da unidade

O canil da GCM é aberto para visitações e fica localizado na Rua Anna Papini Guaranha, 60 – Vila Guilherme, atrás do Shopping Center Norte.

2 Replies to “CANIL DA GCM – FIDELIDADE E DEDICAÇÃO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *