GCM MUSICAL

GCM MUSICAL

Banda e coral da GCM

Levar entretenimento e música de qualidade à sociedade paulistana é o compromisso que a Banda e o Coral da Guarda Civil Metropolitana ostenta no coração de cada um dos seus integrantes. Quem já presenciou alguma das suas apresentações pode atestar seu magnífico trabalho

A Banda, criada em março de 1990, é composta hoje por 30 músicos e regida pelo Maestro Inspetor de Divisão José Carlos Milanez, Guarda Civil desde 1992, e seus regentes auxiliares: Subinspetores Valdyr Aguiar de Jesus Filho e Marcus Johnny S. dos Santos. Todos os seus integrantes são policiais, que além do serviço operacional, possuem dons e habilidades especiais para a música  e conseguem extrair o melhor dos seus instrumentos.

Apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana
Coral da Guarda Civil Metropolitana

Já o coral, foi criado em outubro de 2001. Atualmente conta 19 cantores sob a regência do Maestro Subinspetor Davi Bastos dos Santos e pelos regentes auxiliares: Classe Especial Rosângela Franco de Santana e Classe Especial Laércio Silva Severino. Nosso Coral é composto pelas quatro vozes: Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos. As apresentações são sempre gratuitas e em locais públicos. O repertório, tanto da Banda quanto do Coral é bem diversificado e com certeza surpreende o público de todas as idades, abrangendo todos os estilos musicais, desde músicas folclóricas, regionais, MPBs, sacros e eruditos.

Sob a direção da Inspetora de Divisão Martha Evely Theófilo, a Divisão de Esportes e Cultura – DEC, a qual o Corpo Musical está vinculado, tem como objetivo aproximar a população da instituição, promover a imagem de um policiamento amigo e por meio da arte musical, dar visibilidade à corporação.

Coral da Guarda Civil Metropolitana

Durante o ano de 2019 a Banda desenvolveu o Projeto: “A GCM ‘tocando’ São Paulo através da Banda”. Essas apresentações foram realizadas uma vez por mês aos domingos na Avenida Paulista no horário em que ela está fechada aos automóveis e  aberta à população. Já no final de cada ano, temos o tradicional Concerto de Natal da GCM.

A Banda e o Coral da GCM também realizam apresentações musicais em teatros, hospitais, praças, parques e nos diversos eventos promovidos pela Guarda Civil Metropolitana, Câmara Municipal, Secretarias e Prefeituras Regionais.

Maestro Inspetor de Divisão José Carlos Milanez regendo seus músicos na Academia de Formação

Se você ainda não viu, vale a pena ver, ouvir e principalmente prestigiar esses policiais municipais, os quais, promovem segurança pública, também através da música honrando o lema da corporação: Amiga, Protetora e Aliada.

Texto: Maestro Inspetor de Divisão José Carlos Milanez, Guarda Civil desde 1992.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *