A boa FORMAÇÃO POLICIAL como fator de eficiência

A boa FORMAÇÃO POLICIAL como fator de eficiência

AFSU – Academia de Formação em Segurança Urbana

A Guarda Civil Metropolitana é a instituição responsável pela segurança urbana de São Paulo. Desde a sua criação em 1986 primou em conceder aos seus integrantes uma formação de qualidade. A Academia de Formação em Segurança Urbana iniciou suas atividades ainda na década de 80, chamava-se Diretoria de Ensino, posteriormente Departamento de Ensino e Pesquisa e Centro de Formação em Segurança Urbana. Essa estrutura possibilita até hoje, que todos os componentes da Instituição adquiram formação profissional técnica e de extrema qualidade para enfrentar as mais diversas situações em seu dia-a-dia, dando ao policial da Guarda Civil Metropolitana a certeza e a segurança na tomada das suas decisões quando do exercício de suas atividades, sejam elas as mais variadas.

Alunos em treinamento na academia

O histórico da Academia de Formação Policial traz na sua história importantes passagens, dentre elas a formação técnico profissional de diversos integrantes de outras Guardas municipais de várias cidades do estado de São Paulo e de outros estados, somando-se a isso a magnífica parceria estabelecida com a Polícia Rodoviária Federal quando da formação de seus componentes da turma de 1993/1994, colaborando com essa valorosa força policial que até os dias de hoje mantém laços de irmandade com a nossa Guarda Civil Metropolitana, pois essa troca de experiência enriqueceu ambas as partes.

A Academia também se faz presente no amadurecimento  da vida profissional de cada agente de segurança urbana da cidade, pois é de competência da Academia a responsabilidade de instruir os profissionais e prepará-los quando das promoções por meio da carreira, a vida acadêmica dentro da Guarda Civil Metropolitana é extremamente intensa e requer permanente aprimoramento inclusive de seus instrutores, que em sua grande maioria é composto por profissionais da própria carreira e com formação superior, cabe também a Academia de Formação os constantes aprimoramentos por meio dos cursos e a responsabilidade das inovações curriculares que devem ser chancelados no âmbito pedagógico pela equipe de seu comandante.

Alegria na formatura. Novos policiais nas ruas em defesa do cidadão de bem.

A Guarda Civil, desde a sua criação, vem sempre inovando não somente no estado de São Paulo, mas em todo Brasil, e a cada momento por meio de estudos estratégicos cria novas modalidades de policiamento que se adequam à realidade das emergentes necessidades de prevenir e combater a criminalidade.  Foi assim que surgiram as mais diversas modalidades e técnicas de prevenção criminal: técnicas de policiamento a pé, motorizado, fiscalização do comércio informal, Ronda Guardiã Maria da Penha, policiamento com bicicletas, com patins, policiamento ambiental, apoio aos órgão públicos, policiamento escolar, dentre várias outras modalidades, onde o profissional da Guarda Civil Metropolitana se aprimora em sua Academia para o exercício técnico de todas essas modalidades. Levando aos cidadãos paulistanos a tão desejada sensação de segurança. 

Stand virtual da ASFU

Uma das grande inovações tecnológicas existentes na Academia de Formação da Guarda Civil Metropolitana  é o Stand de Tiro Virtual que em sua aquisição visou aprimorar a prática de tiro de defesa de seus integrantes, aumentando significativamente a margem de acerto dos profissionais de segurança urbana, além disso, de forma complementar, mas não menos importante, o poder público municipal iniciou desde a sua aquisição uma extraordinária economia com a diminuição da compra de munições reais. Passaram a ser usadas em menor escala e numa fase mais assertiva durante o exercício da prática de tiro, somado a isso, podemos mencionar também, a fantástica contribuição dada ao meio ambiente diminuindo imensamente a emissão de gases nocivos. 

Tudo isso ocorre dentro da Academia de Formação em Segurança Urbana da Guarda Civil Metropolitana. Um verdadeiro centro de estudos, pesquisa e formação de policiais que saem de lá com a missão de proteger o cidadão paulistano e levam consigo os valores da nossa instituição: Justiça, honestidade, ética, respeito, lealdade, hierarquia, disciplina e eficiência. Tendo como mola mestra de suas ações práticas cotidianas a boa formação, pilar fundamental de todas suas ações, aprimorando diariamente a eficácia da prestação de serviços à comunidade, a qualidade dos serviços prestados e aumentando sensivelmente o grau de segurança e confiança entre os integrantes da Guarda Civil Metropolitana e o cidadão paulistano, razão da existência de todo esse empenho de melhor servir.

Inspetor Superintendente Gilson Menezes

Conte sempre com a Guarda Civil Metropolitana. Amiga, protetora e aliada.

Texto: Inspetor Superintendente Gilson Menezes, Guarda Civil desde março de 1988 e ex-Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana 2013-2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *