OPERAÇÕES ESPECIAIS

IOPE, Inspetoria de Operações Especiais. Um destacamento da Guarda Civil Metropolitana que foi criada para apoiar as unidades convencionais em situações críticas onde há necessidade de qualificação técnica e equipamentos específicos. Com profissionais treinados física e psicologicamente para manter o foco em sua missão.
Atualmente, a tropa de elite da GCM tem sido frequentemente utilizada na contenção e dispersão dos diversos pancadões pela cidade. Preferencialmente ocupam os espaços antes da aglomeração se formar, uma ação que tem um planejamento prévio e evita incidentes. Já que quando formado, esses locais reunem mais de 5 mil pessoas. Dispersar essa gente toda, sem nada e nem ninguém que os orientem as saídas, junte-se a isso, gente que precisa fugir, bandidos e pessoas em atitudes ilícitas nos locais, pessoas que geram o tumulto para se proteger da ação e possível detenção pelos policiais e acabam em tragédias como a que ocorreu no início do ano em Paraisópolis. Por isso, prevenir é sempre melhor que remediar.

Outra função de extrema importância da IOPE está na contenção e monitoramento da Cracolândia. Região no centro de São Paulo que reune milhares de usuários de droga e dezenas de traficantes. Claro que seria ótimo se a Cracolândia acabasse de vez, mas o problema envolve diversas ações de vários órgãos do poder público. Há pessoas que tratam os usuários como problema de saúde, outros entendem como um problema social. Há várias vertentes, o fato é que as diversas ações da prefeitura para tentar minimizar o problema não tem a eficiência que a sociedade paulistana exige e tem direito. A região da Luz, é uma repleta de prédios históricos e que são cartões postais da nossa cidade, mas não passa disso, não passa de uma fotografia. Deveria ser uma região turística, temos a nossa história e ela precisa ser contada ao mundo. A estação da Luz deveria ser o portal de entrada para os turistas. E exemplo disso foi a Copa do Mundo em 2014, onde turistas usavam a estação para se deslocar ao estádio em Itaquera. Milhares de estrangeiros postaram suas fotos na estação, reconhecendo o valor histórico da construção e mínimos incidentes ocorreram.

Patrulhamento em regiões com altos índices de criminalidade também são o foco da IOPE. Operações de saturação e presença policial para a redução mancha criminal e efetivamente transmitir para a população a sua esperada sensação de segurança.
A IOPE foi oficialmente criada há 11 anos, conta hoje com aproximadamente 200 mulheres e homens em seu efetivo e 15 viaturas. Além disso, todos passam por treinamentos específicos com diversos tipos de armamentos não letais e para as mais variadas situações de conflito. A periculosidade rotineira desse pelotão não dá margem para erros, distrações ou comodismos, pois a atividade policial desenvolvida envolve pré requisitos como: Honra, verdade, justiça e lealdade. Tudo isso colocado a disposição da população paulistana, com foco em servir e proteger nosso maior bem que é a vida!

Hoje a frase mais ouvida na tropa é: “TEMPO RUIM, O TEMPO TODO”. Já é quase um lema entre os policiais.
GCM IOPE você sabe que pode confiar!